Movimento Empresa Júnior

O que é o Movimento Empresa Júnior (MEJ)?

          A primeira empresa júnior surgiu na França em 1967, com a iniciativa de empresários juniores que desenvolveram diversos conceitos que forneceram subsídios para consolidação das empresas juniores. O faturamento da empresa júnior francesa, no primeiro ano de funcionamento, foi de US$ 19 milhões. Desde então, esse movimento foi aumentando e se difundiu por vários lugares do mundo.

          No Brasil, essa iniciativa chegou em São Paulo em 1988, pela Câmara de Comércio Franco-Brasileira. Então, surgiam as três primeiras empresas juniores do país: EJ-FGV, Júnior FAAP e Júnior Poli Estudos. Depois, outras empresas juniores, em especial da Unicamp e USP, começaram a despontar como centros de excelência.

“O Movimento Empresa Júnior no Brasil é enorme, e para organizar tamanha força, o país conta com diversas Federações de Empresas Juniores espalhadas por seu território.”

 

BRASIL JÚNIOR

 

download (1)          Em 2003, foi fundada a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Brasil Júnior, que se propõe a passar diretrizes nacionais que sejam adotadas pelas federações. A Confederação  trabalha como um portal de colaboração e conhecimento, que promove a integração dos empresários de cada estado e busca a regulamentação das atividades das empresas. Existe no Brasil cerca de 780 empresas juniores com mais de 23 mil universitários envolvidos. Elas são representadas por nove federações estaduais, que juntas formam a Rede Brasil Júnior. Cada federação tem o seu estatuto padrão, mas todas procuram seguir o mesmo modelo. A Brasil Junior é a maior confederação de EJs do mundo, e o MEJ é um dos maiores movimentos estudantis do país! Atualmente, o MEJ é representado por grandes confederações, a européia, a ásiatica, a americana e a brasileira (Brasil Júnior).

          Em 1993 as empresas juniores se juntaram e organizaram o I Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ), evento esse que é realizado anualmente causando grande impacto positivo na sociedade brasileira.

 

FEJEMG

 

                                                                             

          A Federação de Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais, FEJEMG, é a federação a quem pertencemos, foi criada a mais de 20 anos, e tem como objetivo de fortalecer a rede que conecta jovens que empreendem ou querem empreender de todo o estado de Minas Gerais. Uma federação marcada pela atuação destacada no MEJ nacional. Com suas mais de 50 empresas federadas mostrando a grande e diversificada integração das empresas juniores.

          Aliado ao Movimento Empresa Júnior do Brasil a federação é a maior de todo o país e cresce cada dia mais em quantidade e qualidade de pessoas unidas a fim de se unir ao movimento e desenvolver e ampliar o empreendedorismo universitário no país. Através da FEJEMG as EJs de Minas podem realizar o benchmark, interagindo entre si, trocando experiências e realizando parcerias, buscando sempre a melhor maneira de aprimorar suas atividades e de aumentar a eficiência de suas ações.

 

 

linha do tempo MEJ

 

 

          A Maré Vermelha é um canal de comunicação e símbolo da FEJEMG. Pensando no crescimento do MEJ estadual, a FEJEMG fez surgir a Maré Vermelha, ícone de união e espaço dedicado ao fornecimento de informações para os empresários juniores.

 

 

 

 

LIGA UFJF

Liga

           A Liga (Liga das Empresas Juniores da Universidade Federal de Juiz de Fora) é um núcleo que trabalha em prol do fortalecimento do movimento empresa júnior – MEJ, através do desenvolvimento das empresas juniores da instituição. Atualmente formado por 13 empresas juniores, a Liga promove maior alinhamento e integração, busca fomentar, regulamentar e desenvolver as empresas. Esses objetivos refletem grande parte dos pilares da Liga, que também busca divulgar e possui importante papel na representatividade das empresas perante a UFJF e demais orgãos. Além disso, trabalha na expansão do MEJ, através da criação de novas empresas juniores na instituição de ensino. 

          O trabalho da Liga, assim como dos demais Núcleos do Brasil, representa uma capilarização quando comparado a FEJEMG e a Brasil Júnior, por trabalhar de uma forma mais próxima das empresas juniores de seu entorno. A LIGA tem como objetivo o crescimento do MEJ aliada às demais instâncias do movimento.

 

ENEJ

 

          O Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ) é o maior evento do Movimento Empresa  Junior  (MEJ) brasileiro. Idealizado pela Brasil Júnior, instância de representatividade das  empresas juniores a nível nacional, o ENEJ acontece anualmente com diferentes temas centrais  a cada edição, que se desdobram ao longo do evento. Com quatro dias de programação  cientifica, os empresários juniores congressistas tem a possibilidade de assistir palestras,  workshops e cases, além de participar de rodas de discussão e minicursos.

          O evento é prestigiado por quase 2.000 congresistas por ano, e cada vez mais vem mostrando sua importância para os empresários juniores: desenvolvimento profissional, benchmarkings, ideias compartilhadas, aprendizado em diferentes áreas do conhecimento.

           Por receber os empresários juniores de mais de 16 estados do Brasil, o ENEJ é um excelente meio de alinhamento entre as Federações e instâncias do movimento empresa júnior. Os jovens lá marcam reuniões e conversas entre si e com parceiros institucionais do evento, e o fruto dessa troca de conhecimento são novas ideias e visões de futuro.

          Por trás de todo esse grande encontro há parceiros e patrocinadores que apoiam não só o evento, mas também os conceitos e valores dessa Rede. O ENEJ, por reunir jovens das melhores Universidades do país, atrai bastante interesse em grandes empresas para participar do evento, devido ao potencial de disseminação e contato com os jovens que ele apresenta. A cada edição O Encontro Nacional de Empresas Juniores tem maior articulação com empresas de mercado, além de grandes nomes de palestrantes e representantes dessas que prestigiam o evento.

EMEJ

 

          O EMEJ (Encontro Mineiro de Empresas Juniores) é um evento de caráter imersivo organizado anualmente pela FEJEMG, a maior federação de empresas juniores do mundo. O objetivo do EMEJ é aproximar os membros das EJ’s de dentro e fora de Minas Gerais, promovendo o conhecimento através de uma experiência impactante alicerçada sobre os valores do empreendedorismo.

Brasil Jr