Trainee

 

          “Toda reação é resultado de uma ação.”

   

images

O que é ser Trainee?

          Trainees são jovens, em geral, que ainda estão cursando o ensino superior ou recém-formados, que, após um longo e bem estruturado treinamento, passam a ocupar posições técnicas e até gerenciais. É como se fosse uma seleção de alto-nível, pois, geralmente, a empresa que lança Programas Trainees está interessada em preparar profissionais para assumir áreas importantes na organização, com grande potencial para se tornarem gerentes, liderarem equipes e agregarem resultados. Interessante, não acha? E tem mais: em pouco tempo você tem uma oportunidade de crescimento que levaria anos para conseguir entrando na organização por outros meios.

Porque realizar um Programa Trainee?

          Além das vantagens citadas, é uma grande oportunidade otimizar sua carreira profissional, pois além do contato direto com o mercado, capacitação e preparação intensa, o Trainee ainda conta com benefícios, como:

  • Oportunidades de Crescimento para altos cargos na própria organização;
  • Desenvolvimento de habilidades e competências;
  • Interação com profissionais experientes;
  • Benchmarking;
  • Networking;
  • Visão estratégica e administração de conflitos;
  • Crescimento profissional e pessoal.

Como as empresas avaliam o desempenho dos trainees?

Dentre os diversos modos de avaliar se o desempenho do trainee é satisfatório ou ainda deixa a desejar, sete são os principais:

1) Maturidade (aceitação por parte do trainee de responsabilidade e capacidade de evitar atitudes impulsivas, ou seja, ter calma mesmo trabalhando sob pressão);

2) Qualidade dos trabalhos desenvolvidos;

3) Capacidade de se relacionar/interagir com outros trainees, com seus tutores e com os demais funcionários da empresa;

4) Comunicação (habilidade para expor persuasivamente suas idéias);

5) Flexibilidade (capacidade para adaptar-se às novas situações);

6) Capacidade de análise (identificar os problemas e encontrar soluções);

7) Liderança (capacidade para alcançar resultados através de pessoas);

8) Inovação, sendo capaz de trazer novos métodos e ferramentas de trabalho para empresa visando aumentar a qualidade da atividade.

Captura de tela 2015-03-20 08.29.09

          Em empresas juniores, o processo trainee se inicia logo após o candidato passar pelo processo seletivo oferecido pela própria empresa.

          A Ecofarma Jr. lança o seu edital para participação no processo seletivo da empresa, duas vezes ao ano ao início de cada semestre letivo, podendo participar os alunos do segundo ao oitavo período. O processo seletivo acontece em duas etapas, sendo uma delas composta pela dinâmica de grupo no primeiro dia e uma prova individual, e a outra etapa consiste de uma entrevista individual, apenas para os selecionadas no primeiro dia do processo.

          Após isto, o aluno aprovado participa de um dia de imersão na empresa, para conhecer melhor os processos internos ao qual ele deverá ser inserido. E então se inicia o processo trainee, onde o membro passará obrigatoriamente por todos os departamentos realizando atividades relacionadas a estes com duração de um semestre, podendo ser alocado ou não, na gestão seguinte, nas gerências em que mais se enquadrem.

Quer saber mais sobre a Ecofarma Jr.?

Faça-nos uma visita, estamos esperando por você.

DMRP

Participe do nosso Processo Seletivo!

  VENHA SER NOSSO TRAINEE!